Há um velho ditado de que o
modelo de mercado competitivo busca "criar os melhores produtos pelo menor
preço possível".
Essa afirmação é essencialmente o
conceito de incentivo que justifica a concorrência mercantil com base na
suposição de que o resultado é a produção de bens de melhor qualidade.
Se eu fosse construir uma mesa,
obviamente a produziria com os melhores e mais duráveis materiais existentes,
correto? Visando que ela dure o máximo possível. Por que eu faria algo ruim
sabendo que teria de refazê-la eventualmente, gastando mais materiais e
energia?
Bem, por mais racional que isso
possa parecer, no caso do mercado isso não é apenas claramente irracional como
não chega a ser uma opção. É tecnicamente impossível produzir
algo da melhor maneira possível, se uma empresa
pretende ser competitiva e manter seus produtos acessíveis ao consumidor... Para ler mais acesse:
http://projetoalquimia.wordpress.com/2012/04/07/zeitgeist/#parte-2.3
Nenhum comentário:
Postar um comentário