domingo, 29 de abril de 2018

CABALA - 19 – NÍVEIS ESPIRITUAIS


Toda a Criação pode ser descrita como uma função de quatro parâmetros: tempo, alma, mundo e fonte de existência. Estão regulados por/pela vontade e pelos desejos do Criador.

Tempo: uma sucessão de acontecimentos de causa e efeito que se dão com cada alma e com toda a humanidade em sua totalidade, similar ao desenvolvimento histórico da humanidade.

Alma: todo o universo orgânico (vivo), incluindo os seres humanos.

Mundo: todo o universo inorgânico (sem vida). Nos mundos espirituais, isso corresponde ao nível inorgânico de desejos.

Fonte de existência: o plano para o desenvolvimento dos acontecimentos, que ocorre com cada um de nós em particular e com a humanidade em geral; é o plano para governar toda a Criação, e levá-la à condição pré-determinada no início.

Quando decidiu criar todos os mundos e neles os seres humanos para levá-los para perto d’Ele, o Criador gradualmente diminuiu Sua presença, diminuindo Sua luz em nosso mundo. As quatro fases de ocultação gradual (de cima para baixo) da presença do Criador são conhecidas como os mundos, que são:

“Atzilut”: aquele em que os presentes encontram-se totalmente unificados com o Criador.

“Beriah”: aquele em que os presentes têm uma conexão com o Criador.

“Yetzirah”: aquele em que os presentes percebem o Criador.

“Assiyah”: aquele em que os presentes quase não percebem ou não percebem totalmente o Criador. (Esse nível inclui nosso mundo – o último, o mais baixo e o mais afastado do Criador).

Para ler mais:
https://projetoalquimia.wordpress.com/2012/03/13/kabalah/#topico19

Nenhum comentário:

Postar um comentário