domingo, 9 de novembro de 2014

O PODER DOS SÍMBOLOS III - A Natureza dos Elementos


            A Natureza dos Elementos

            A tradição grega nos ensina que são 4 os elementos: água, fogo, terra e ar. Mas os chineses afirmam que são 5:  madeira, fogo, terra, metal e água.
Afinal, quem tem razão, ocidente ou oriente?
 
            Saber quem tem razão quanto ao número de elementos que compõem a natureza é tarefa sem sentido. Quanto ao que eles representam, entretanto, parece haver uma aproximação de conceitos entre gregos e chineses. Os elementos são a essência das forças existentes na natureza, forças estas que interagem entre si, regendo por meio de suas variadas combinações todos os fenômenos da vida, em escala tanto primária quanto complexa.

            Os antigos gregos identificaram quatro elementos primordiais, que se contrastavam dois a dois: água e fogo, ar e terra. Cada um deles, entretanto, era dedução óbvia da combinação de duas qualidades distintas, espécie de essência por detrás da essência que, misturadas, geravam as manifestações elementares. Assim, da mesma forma que a Água era fruto da combinação do frio com a umidade, o Fogo seria resultado da interação entre o quente e o seco; já o Ar, traria em si a reunião de outras duas qualidades, quente e úmido, distinguindo-se assim da Terra que, embora sendo seca, preferiu ser fria.

Para ler mais:
http://projetoalquimia.wordpress.com/2014/11/09/o-poder-dos-simbolos-iii/#elementos

Nenhum comentário:

Postar um comentário