Amaterasu (天照?), Amaterasu-ōmikami (天照大神/天照大御神?) ou Ōhirume-no-muchi-no-kami (大日孁貴神?) é uma parte do círculo mitológico japonês e domina o panteão da religião xintoísta. Ela é a deusa do sol, mas também do universo. O nome Amaterasu é derivado de Amateru que significa "que brilha no céu." O sentido do seu nome completo, Amaterasu-ōmikami, é "a Grande Deusa Augusta que ilumina o céu".
Amaterasu nasceu do olho esquerdo de Izanagi (伊邪那岐) e domina o panteão xintoista, em que figura um certo número de personificações das forças naturais. É representada empunhando um disco solar. O Kojiki (古事記), o documento mais antigo sobre a história do Japão não usava pronomes ou gêneros. Alguns livros, tais como o Hotsuma Tsutae, descreviam a divindade como homem e mulher.
Ela é a deidade japonesa que vela sobre os homens e os enche de benefícios, responsável por iluminar o mundo e assegurar a fertilidade dos campos de arroz. Principal divindade xintoísta, é representada empunhando um disco solar. Amaterasu ou Ama, como é carinhosamente chamada, é membro da realeza divina, filha do deus primordial supremo, que, segundo a mitologia, é o criador do Japão. A deusa, irmã do deus da tempestade “Susanoo“, e o deus da lua “Tsuki-yomi“, vive em Takamagahara (morada de todos os kami “deuses”). Juntos, Mihashira-no-uzu-no-miko “Os três filhos nobres”, estão no comando dos céus.
Para ler mais:
https://projetoalquimia.wordpress.com/2022/02/27/o-poder-dos-simbolos-ix/#topico-3
Nenhum comentário:
Postar um comentário